#BTULiterário - Resenha: Um ano inesquecível

julho 04, 2016


um ano inesquecível 
Olá, meninas! Eu sou a Bruna, nova colaboradora aqui do BTU. Essa é minha primeira postagem aqui no site e eu vim trazer a resenha literária de um livro nacional que com certeza você vai ficar doida pra ler! Espero que goste.

Título Original: Um Ano Inesquecível
Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Lançamento: 2015
Editora: Gutenberg
Páginas: 400
Classificação: * * * *
  
Quatro autoras brasileiras se juntaram para escrever um livro de contos, você com certeza já conhece ou ouviu falar sobre alguma delas. Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças escreveram um conto para cada estação do ano. Fui com enormes expectativas pra esse livro e não me decepcionei!

"Enquanto a Neve Cair" escrito pela Paula Pimenta é o primeiro conto do livro. Mabel é uma menina de 14 anos, quase 15, que é obrigada a viajar com os pais e seu irmão mais novo para o Chile. Mas ela tinha outros planos, uma amiga a convidou para passar uma semana no sítio da sua familia e o Igor, menino por quem ela era apaixonada também estaria lá. Os dois haviam se beijado a algum tempo e ela acreditava que aquilo havia significado muito para os dois. Era a sua chance de ficar com ele de novo e ver se rolava algo sério depois. Todos os seus planos foram por água a baixo depois que seus pais inventaram essa viagem de ultima hora. Mabel tentou convencê-los a deixar que ela ficasse, mas todas as tentativas foram em vão. Então ela vai conhecer o inverno repleto de neve do Valle Nevado e nem imagina o que aquele lugar lhe trará.

O interessante desse conto foi ver o amadurecimento da personagem com o passar dos acontecimentos. Ela parecia dar valor as coisas erradas e depois vai mudando de opnião em relação a várias coisas. Tem partes que são bem engraçadas e me peguei rindo bastante das trapalhadas da Mabel e cabaei me indentificando bastante! hahaha

"O som dos sentimentos", de Babi Dewet, é o segundo conto e se passa no outono. Nele conheceremos o João Paulo e a Ana Júlia. Ele tem 19 ano e faz faculdade de música, ela tem 17 e está no terceiro ano do colegial e em meio a toda aquela correria de vestibular, provas de final de ano e muuuita matemática. Ela provavelmente cursará Direito, mas não é bem isso que tem em mente, essa é apenas a vontade dos seus pais. Os dois se conhecem de forma inusitada, no inicio há apenas uma troca de olhares e os dois nem imaginam o quão especial será aquele outono.

Esse foi o meu conto preferido! A Babi soube fazer com que o leitor se envolvesse com o romance dos dois. Fiquei naquela espectativa pra o romance acontecer logo, demorou um pouco, mas acredito que aconteceu tudo no tempo certo. Não foi aquela coisa forçada de "amor a primeira vista", sabe? Os personagens foram muito bem construídos e a história parecia algo bem real pra mim, isso que me fez gostar mais desse conto.

"A matemática das flores", escrito pela Bruna Vieira, conta a história da Jasmine, uma jovem que está no ultimo ano do ensino médio e não se da muito bem com a temida matemática. Ela odeia flores, irônico né? Já que sua mãe é dona de uma floricultura (inclusive seu nome foi escolhido por causa da sua flor preferida) e ela cresceu em meio a tudo que timha detalhes de flores. Jasmine odeia seu professor de matemática, o que a faz gostar ainda menos da matéria. Porém ela corre o risco de perder o ano se não melhorar sua nota. Por isso ela é pressionada pelos seus pais a usar todo o seu tempo de lazer para estudar (e adeus celular!) e seu professor a oferece algumas aulas de reforço. Ela não esperava que por conta dessas aulas conheceria alguém muito especial.
A Bruna, como sempre, me fez adorar a história da Jasmine. Me identifiquei muito com a personagem, principalmente pela atitude que ela tem e a forma como se esforçou pra conseguir o que queria.

"Amor de Carnaval", da Thalita Rebouças, é o ultimo conto. Se passa no verão, época de sol, praia, férias e CARNAVAL. Nele conhecemos três amigas inseparáveis, Inha, Kaká e Tati foram para Búzios passar o Ano Novo e acabam virando notícia em sites de fofoca. Inha foi largada pelo namorado e só queria um amor de cinema. Kaká foi trocada por um cavalo (leiam o conto para entender) e se conformaria se tivesse nada mais do que um príncipe em sua vida. Tati só quer encontrar um cara famoso para ficar famosa, mas talvez ela não precise disso, já que seu irmão está namorando a funkeira do momento, a Keilinha Kero-Kero-, e isso a torna cunhada da famosa, lhe permitindo aproveitar, ou não, um pouquinho dessa fama. As três irão aproveitar o Carnaval carioca de camarote e Inha pode conseguir o que queria com a desvantagem de ser um amor de carnaval e todos sabemos que amor de carnaval  não dura. Ou será que sim?

A Thalita conseguiu tornar a leitura rápida e divertida. Trouxe essa coisa da busca pelo principe encantado e uma paixão de carnaval que pode se tornar algo a mais ou não. As personagens são bem diferente e cada uma tem sua própria personalidade.

O livro atendeu a todas as expectativas. Apesar de serem quatro autoras com estilos diferentes, elas trouxeram histórias possíveis, que acontecem de fato na vida real. Cada autora colocou um pouco de si em seu conto e em sua estação, por isso o resultado não poderia ser melhor!
Alguém aí já leu? Se não leu, ta esperando o quê? Depois me conta aqui nos comentários o que você achou. :) 

You Might Also Like

0 comentários

Twitter

Facebook

WeHeartIt